domingo, 25 de agosto de 2013

Atividades musicais para Educação Infantil

Vídeo para iniciação da teoria musical com o Dr Corujão.







Não necessariamente deve-se introduzir a teoria musical na Educação Infantil.

Basta colocar musicalidade nas atividades, contextualizando os conteúdos. Divirtam-se!!!


Trabalhando números e cores no maternal.


Reconhecendo sons.


Alfabetização e letramento.




Brincadeiras com Músicas.

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.

Material: uma folha de jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Dança do jornal
Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música) , todas os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.
Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla.
Alguns alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o professor e observar se os colegas não infrigem as regras.
Caso isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, vocês deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o jornal!!!!2- Em seguida a mesma atividade pedindo que salte com um pé de cada vez. 3- Saltar com um pé, os dois e o outro.4 - saltar com um é os dois juntos, os dois afastados(abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.
Fazer diversas variações  e já estarão dançando e experienciando o rítmo.
Em seguida proponha que eles criem a sequencia.

Atividade II

Dança das cadeiras.

Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca.
Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo.
A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.


Atividade III

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.

Material: um aparelho de som e cd com a música: Cabeça, ombro, joelho e pé

O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada.
Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.
Não vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.

Letra da música:
“Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, orelha, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.”

..........................................................


Atenção:

As ilustrações e atividades desse blog não são de minha autoria e os textos são sínteses de outros autores. Foram retirados de outros blogs.
Segue abaixo links originais para futura visualização ou pesquisa.
Grande abraço! Cleymar

Referências

Nascimento, Cláudio. Blog Música na pauta.

Glitz, Gladiele. Blog Cantinho pedagógico.
Acessado em 23/08/2013

Rocha, Ricardo Lucas. Blog Portal do professor
Acessado em 23/08/2013

DESAFIO:

Alguém gostaria de dar dicas de atividades musicais para o segmento da Educação Básica (Ensino FundamentalI)?
É só postar!!!
Beijos!!!

A importância da linguagem musical para a criança



Alguém já viu uma criança dizer que não gosta de música? Ao nascer, a relação da criança com a música é imediata. O tempo passa e a música está lá para fazer adormecer, brincar de roda, dançar... esse bem cultural é a linguagem mais eficiente quando se quer expressar sensações, sentimentos e pensamentos.
Tudo isso deve ser lembrado quando pensamos em aprendizagem, pois o livre contato com qualquer forma de expressão musical desde os primeiros anos de vida é um importante estopim no processo de musicalização. Nós devemos expor à criança a linguagem musical, conversando com ela por meio da música. As emoções expressadas por uma canção ajudam a criança na percepção de seus sentidos e sentimentos.
Na Grécia antiga a música já era considerada fundamental na formação dos futuros cidadãos. A Musicologia era um estudo tão relevante quanto Matemática e Filosofia. Recentes estudos comprovaram que se estimuladas musicalmente desde cedo, as crianças são capazes de apresentar significativo crescimento intelectual.
É comprovado que o trabalho da musicalidade infantil na escola vai muito além do desenvolvimento da sensibilidade à música. Ele atua em fatores como concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. O aumento na capacidade de aprendizagem nas crianças ultrapassa 60% quando estas são estimuladas pelo convívio musical.
Todos nós somos atraídos pelo que nos dá prazer, e com as crianças isso não é diferente. Dentro da escola a música pode ser o impacto necessário para excitar as crianças ao ato de aprender, tornando o ambiente mais alegre e agradável.



O trabalho escolar com a música pode ser realizado de diversas maneiras. O ensino das disciplinas usando a música como ferramenta de memorização é bastante eficiente. O interesse deve partir da própria criança, pois tentar ensinar técnicas musicais para quem ainda não demonstrou senso musical pode ser inútil e ineficaz. Todos nós somos capazes de nos expressarmos musicalmente.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Boas Vindas!!!


Este blog se trata de um trabalho de graduação no qual o objetivo é discutir assuntos relacionados à Educação Básica. Escolhi abordar a utilização da linguagem musical, uma vez que a mesma se encontra presente na vida dos seres humanos desde seu nascimento, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e motor, despertando a criatividade da criança.

Abraços,
Cleymar